domingo, 5 de julho de 2009

Alcatéia

Os lobos vivem em grupos famílíares chamados de alcatéia. Sua liderança e feita por um macho e uma fêmea alfa, que são os reprodutores. O casal alfa inibe hormonalmente os outros lobos para que eles não acasalem. Os outros membros são em geral ninhadas mais velhas, mas podem ser também lobos não relacionados a familía.
Quando a fêmea alfa vai ter filhotes, ela cava uma toca e permanese lá por semanas, pois é ali que os filhotes nascem e vivem seus primeiros dias, quando são mais frágeis. A mãe não premite que ninguém entre, nem mesmo o lobo alfa, a menos que lhes seja para trazer comida.
Quando os filhotes estão grandes o suficiente, eles são levados para fora da toca e são aprecentados aos outros membros da alcatéia.
Todos os membros cuidam dos menores. O grupo se reveza patrulhando o território, caçando e tomando conta dos filhotes. Os lobos que chegam de uma caçada regurgitam pedaços de carne para os jovens. Quando os lobos cresem, poderão sair da alcatéia para formar o seu próprio grupo familíar.
Os machos tendem a sair mais cedo do que as fêmeas.

1 comentário:

  1. e este tb foste buscar a algum sitio?


    e muito imtressante!!!!!!!!!!!!!!! e choneeeeeeeeeeeeeeee

    ResponderEliminar